sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Uma Breve Pausa - Escalivada - Caldo Verde - Bolo de Limão com Semente de Papoula



Até parece que estou de férias, pois ando tão ausente da blogosfera. Sim, estou no modo pausa ou mais lenta. Mesmo em pleno inverno, passeei por aí, visitei amigos - virtuais e reais, degustei com o maridão deliciosas feijoadas nos dias mais frios. Fiz caminhadas e fui apreciar músicos de rua na Paulista, a avenida mais famosa de São Paulo ou Sampa, como nós paulistanos, carinhosamente chamamos esta megacidade, que na verdade é uma grande mãe. Gente de todos os cantos deste planeta, habita esta barulhenta, agitada e mal cuidada cidade. Mas eu gosto desta mãezona, nasci do ventre dela, no bairro de Pinheiros, na rua Joaquim Antunes, no ano de 1963.

Nos últimos finais de semana, com a temperatura bem mais quente, curtimos um churrasco feito pelo maridão e um primo. Aqueles churrascos demorados, para uma tarde inteira, regado com bons tintos secos, todos selecionados pelo querido primo, que sabe muito bem dar conta deste compromisso. Nós agradecemos pelo dia, pelos sorrisos, alguns transformados em gargalhadas e muito carinho!





E pelos dias de julho e agosto, andei fazendo algumas comidinhas especiais, pois foram receitas de amigos queridos. Cozinheiros de 'mão cheia' para ninguém botar defeito. Uma turma nota 10.000, desta nossa rede da blogosfera e, também, um vlogueiro do Youtube.

Começo pela querida Kasioles, editora do blog Los pucheros de Kasioles. Eu sei, todos conhecem esta simpática e elegante mulher, é amiga comum de muitos que navegam pelas minhas águas. Aprendi com Kasioles a fazer um prato tradicional da Cataluña, uma verdadeira explosão de sabores e muito fácil de fazer. É a Escalivada! Também aqui.


Foi em uma noite fria a primeira vez, acompanhou pão rústico feito em casa e um bom tinto seco. Mas começamos com um caldo de abóbora, em absoluta união estável com o peito de frango e o espinafre. As bodas envolvendo três cônjuges (abóbora, espinafre e frango), embora incomum, acontecem mais do que imaginamos. E neste caso, foi em plena harmonia, no prato! Sem modéstia, estava espetacular, sabores delicados. 


Fiz a Escalivada várias vezes. É ótima em qualquer temperatura, pode-se comer fria.  Certa manhã, estava fora de casa, resolvendo pendências e cheguei por volta das 14 horas, sem almoço e foi a Escalivada (sobra do jantar, do dia anterior) o meu delicioso lanche. Fiquei feliz e satisfeita! 

Em uma assadeira, untada com azeite, eu ajeitei 1 pimentão vermelho, 1 pimentão amarelo, 1 berinjela grande, 1 cebola média cortada em 4 partes e uma cabeça de alho. Reguei com azeite de oliva, espelhei umas pedrinhas de sal grosso e foi para o forno, a 180º graus até ficarem bem assados. Mais ou menos 1 hora, pode ser mais, depende do forno. Na metade do tempo, juntei os tomates e virei os legumes. A Kasioles publica as receitas com sequência de fotos, tipo passo a passo, vai lá mais acima, que linkei o blog dela. 

Com os legumes em temperatura mais para morna, comecei a tirar a pele dos pimentões e da berinjela, reservando todo o suco dos legumes, que guarda muito sabor e aroma. Portanto, fiz este trabalho em um prato fundo. Cortei com as mãos ou com a faca, pimentões e berinjela em tiras finas. 

Terminei tirando a pele dos tomates, espremendo as cascas dos alhos e tirando a casca da cebola.  

Enquanto os legumes assavam, cozinhei algumas batatas no vapor e na parte debaixo da panela, 2 ovos seguiam o cozimento na água.  Depois cortei as batatas e os ovos em rodelas, observando uma espessura não tão fina. Não cozinhar muito a batata, para que ao cortar, não desmanche. 

Reservei azeitonas negras sem o caroço, alcaparras e anchovas ou aliche, em um único prato. 

Em um prato de servir, montei a escalivada assim: 
1 - rodelas de batatas,
2 - pedaços dos tomates e das cebolas,
3 - tiras da berinjela, depois salguei, 
4 - tiras de pimentão vermelho e amarelo, em camadas, na diagonal, 
5 - anchovas ou aliche, continuando o trabalho em diagonal, 
6 - enfeitei com os ovos cozidos em rodelas, 
7 - continuei enfeitando com azeitonas e alcaparras, 
8 - coei todo o suco reservado dos legumes assados, temperei com azeite de oliva, aceto balsâmico, pouquíssimo sal e pimenta negra ralada, depois reguei carinhosamente por toda a escalivada e 
9 - muito cuidado com o uso do sal, pois as anchovas, azeitonas e alcaparras são salgadas. Lembre-se que a Culinária da Catalunha é de origem mediterrânea, portanto, o sal é apenas uma aparição. O que conta mesmo, é o sabor dos legumes, como por exemplo, a doçura dos pimentões e da cebola, o leve sabor picante da berinjela, a acidez dos tomates, a intensidade das azeitonas, anchovas e alcaparras, portanto, como já disse, uma explosão de sabores. Batatas e ovos fazem as vezes de um colo, um bercinho fofo e quentinho.   

O alho transformou-se em um creme delicioso, aromático, com leve toque defumado, que passamos nas fatias do pão rústico, para acompanhar a escalivada. Foi uma manjar digno do Olimpo. Zeus, assim meio sem jeito, com uma risada amarelada, pediu um bocado e depois, o endereço eletrônico da Kasioles :)) 

Não precisa de mais nada? Precisa sim! É preciso conhecer amigos que são cozinheiros de mão cheia, onde na blogosfera que formamos em rede, não faltam. Há tantos que sigo e bato palmas pelas suas produções. E aprendo com eles. E ainda, é uma gente que transborda simpatia e deliciosa amizade. Tutti buona gente !




Pausa para um café... este é para você. 






O inverno, neste ano, não foi assim tão severo. Alguns dias de muito frio, mas nada como os invernos de alguns anos atrás. Mas fiz muitas sopas e caldos. E a receita de Caldo Verde que elegi para a minha mesa, aprovadíssima pelo maridão, foi a do Necasdevaladares - receitas caseiras, um amigo português que faz delícias, todas publicadas em vídeos no Youtube.

A cozinha do Necas, ora é simples, ora é rústica, também pode ser sofisticada. Mas, sobretudo, robusta.  É o tipo de cozinha da minha família, farta e ampla de personalidade. Os pratos não passam desapercebidos. 

Caldo Verde! E como é fácil de fazer! E como é saboroso e nutritivo! 


4 batatas (450/500 gramas) cortadas em rodelas grossas, 2 cebolas médias em pedaços grossos e 2 dentes de alhos partidos, todos para uma panela com água fervente, até ficarem bem cozidos (cerca de 20/30 minutos). Depois mixei tudo e fez-se um creme. Juntei um quantidade generosa de azeite de oliva, rodelas de linguiça portuguesa, salguei e juntei 200 gramas de couve manteiga, sem o talo mais grosso e cortada finamente. Tampei a panela e deixei cozinhando, até a couve ficar al dente e o caldo na consistência desejada. Provei para conferir o sal e finalizei com pimenta preta relada no momento. Deixei descansando uns 10 minutinhos e começamos a degustação deste caldo delicioso, fácil e muito saudável.

As receitas no Necas, também foram a inspiração para estas postas de bacalhau (foto abaixo), assadas com batatas , sobre cama de cebolas, alhos, pimentões vermelhos e amarelos. Servidas com ovos cozidos, azeitonas e alcaparras, aqui!

Digo sempre inspiração, porque temos a nossa própria maneira de executar um prato, mas as inspirações vinda dos amigos, são como poesias gastronômicas.


E as postas de bacalhau foram servidas com brócolis cozidos no vapor, al dente e depois perfumados com alho e azeite na wok, só para assustar os floretes e está pronto. Ahh, uma pitadinha de sal.  





E para a sobremesa? Sim, esta etapa foi coroada com uma delícia que aprendi com a Nina do blog O meu pensamento viaja. A querida Nina é uma mulher belíssima, elegante e decidida. É fato, o que ela quer fazer, ela faz! Temos muitos amigos comuns, ela também também faz parte desta nossa rede na blogosfera.

E as suas produções? Não, não se limitam, como eu, nas artes da boa cozinha. Quem não conhece o blog da Nina, precisa conhecer: trabalhos manuais artísticos, gastronomia, decoração, moda, jardinagem, viagens... enfim, é um blog diverso, de amplo bom gosto, que caminha do tradicional ao moderno. Para não perder!

Eu fiz um Bolo de Limão que ela publicou no link acima. É um bolo tão perfumado, tão saboroso. Já fiz muitos bolos de limão, que adoro e nenhum havia me conquistado ou melhor, me arrebatado como este feito pela Nina. O visual me encantou e é muito fácil de fazer. Fiz algumas pequenas alterações, porque eu não tinha iogurte, que substituí por leite integral e juntei uma colher de semente de papoula.

Enfim, todas a minhas receitas inspiradas, por vezes, acabam por alteradas. Faz parte da vida prática, aprendi com a minha mãe. Temos que ajustar, caso falte algum ingrediente ou para atender o gosto dos comensais.


Amiguinhos, é um bolo espetacular, a textura é incrível! Feito para acompanhar um café ou chá, a qualquer hora. É um mimo, um carinho e muito perfumadinho! E não é um bolo seco. 

Raspas de 1 limão siciliano - sem a parte branca, que é amarga,
1 colher de sementes de papoula, 
150 gramas de açúcar, 
3 ovos, 
200 gramas de farinha de trigo - eu gosto de peneirar, 
120 ml de leite integral, 
80 ml de óleo - usei girassol, 
pitada de sal. 
1 colher de chá (rasa) de fermento para bolo e
açúcar de confeiteiro para polvilhar. 


Bati com um fouet. Primeiro os ovos, perfumei com as raspas de limão, depois o açúcar, depois o óleo, depois o leite, a farinha de trigo, pitada de sal e a semente de papoula. Não bati muito, inclusive os ovos, apenas espumei levemente. Por último, o fermento e bati ligeiramente. 

Assei em forma com furo no meio, untada e enfarinhada, a 180º, em forno pré-aquecido até dourar. Desenformei morno e polvilhei açúcar de confeiteiro. É só, pouco para ser feliz! 

No dia seguinte, eu e o maridão, no café da tarde, passamos em duas fatias cream cheese e por cima, geleia de amora. Cheesecake fake (falsa)? Sei lá, mas acho que está mais para food porn  (pornografia alimentar), provocativa e escandalosa ahahaha... porém a apresentação ficou delicada, o sabor delicioso, longe daquelas comidas ogras, tipo hambúrgueres de 3 andares. 





E foi tão bom este bolo de limão, que entrou para a celebração do aniversário de 8 anos do blog da Rosélia, o Espiritual-Idade. Todos conhecem a Rosélia, esta nossa amiga que inspira e espalha amor por onde passa. A Rosélia vive em amorosidade e em estado genuíno de Gratidão! Sábia em profundidade!

E para a Rosélia, os meus votos de vida longa ao Espiritual-Idade. As orquídeas são do meu jardim, cultivadas pelo meu marido.



Um beijinho a todos e sejamos eternamente felizes! 






121 comentários:

  1. Those veggies and that cake - they look delicious!

    ResponderExcluir
  2. Maria da Glória, tuas receitas tocam o sininho da fome por aqui,rs... ótimas todas, doces e salgadas...Adoro e agora que estás no Instagram, a cada uma que te vejo, só de passar lá e ver, aumento em peso,rs... Lindas fotos, ótimas receitas e bom saber dos momentos legais vividos aí ! Que seja lindo o fds! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga!
    Minha visita hoje é para lhe trazer um pouco de carinho, deixar meu abraço, me desculpando por não comentar sua maravilhosa postagem. Hoje o reumatismo atacou minha coluna, estou péssima para escrever. Vou seguindo a vida, um dia sorrindo outro dia mais tensa, o importante é estar viva.
    Lhe desejo um fim de semana de muita paz, saúde e felicidade. Deixo esse pensamento do Padre Fábio de Melo,
    “A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a idéia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.
    Viver é plantar. É atitude de constante semeadura, de deixar cair na terra de nossa existência as mais diversas formas de sementes...”
    Abraços, permanece com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Querida Glorinha, tem umas 'cositas' que estão na minha mira: o caldo verde, o bolo de limão com as raspas do limão e aquela cobertura deve ficar muito gostoso. Também o bacalhau, hum...
    Deves ter e saber muito algo que adoro: molhos tipo geleia, doces e salgados! Não jantamos à noite, é lanche, café com vários petiscos, e torradas que coloco geleias apimentadas, molhos de maionese com alho e ervas especiais...vou descobrindo uma porção de coisinhas que compro aqui, no restaurante que almoçamos diariamente, que te enviei as fotos. Ando caminhando pelo teu blog, quando vejo algo para nosso café á noite, paro e copio! Aliás, o o verdadeiro blog de utilidade pública! rssss
    Um beijo, querida amiga, gostei da foto lá de cima, do churrasco, cara de quem comeu muito bem!

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga linda de coração imenso, obrigada.
    Obrigada por me mencionar, por me considerar, por assim gostar de mim. Obrigada.

    Obrigada também por essa comidinha de afetos, que retempera e lava a alma.

    Adorei o caldo verde tão portugues!
    E esse bacalhau no forno?
    Também é bem nosso.

    Quando nos encontrarmos - se quisermos muito vai acontecer - aqui em casa, vais comer caldo verde e bacalhau no forno.
    Então está combinado.

    Abraço foooooooorte, muito apertado da
    Nina

    ResponderExcluir
  6. ME GUSTA TODO APETECE COMERLO..
    SALUDITOS

    ResponderExcluir
  7. Nossa! Tanta iguaria! Embora, eu seja apreciadora de comida simples (sopinhas, caldos leves e chá com torradas), essas tenho de dizer, que apelam ao pecado (rs).
    Tu adoras cozinhar e estás sempre recebendo influências, dicas de teus amigos ou amigas, que inventam novas receitas.

    As fotos estão fantásticas e apelativas, mas senti falta de uma historiazinha das suas, como em anteriores posts. Pronto, mas agora está numa de pausa. Já levei uma florzinha, dita espiritual, pke a Rosélia é toda coração e ternura.

    Beijinhos e um radioso fim de semana.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite, querida amiga Maria Glória!
    Começo pela degustação que provo daqui... ainda bem que, nesta semana, tomei só dois caldos aqui citados: abóbora e caldo verde... ambos deliciosos na confraternizaçao do coral que participo no feriado....
    Quando ao bacalhau com alho eu só conhrci desta forma em Portugal... nunca havia posto tal condimento pois minha família não usava...
    Mas, vamos falar agora da festa das flores que você adornou muito bem e com muito carinho... Orquídeas? Ai, meu Deus, que presente maravilhoso você ofereceu-me e aos demais jardineiros desta linda festa ...

    " Há pessoas que nos roubam, há pessoas que nos devolvem."
    (Pe. Fábio de Melo)

    Obrigada querida amiga do meu jardim, Glória...
    Seu carinho com bolo de limão que amo e é um dos preferidos meus... foi ímpar... cada um dá o que tem e você dá sempre o seu melhor para alegrar o coração das amigas...
    Seja feliz e abençoada!
    Foi uma gratísisma surpresa neste fim de noite que você me ofertou, amiga... Gratidão imensa!
    Bjm de paz de bem

    ResponderExcluir
  9. Dear Maria Gloria – Looks like we got back to blogging on the same day. The smiling people are shining with happiness (photo #1), which made me happy, too. Nice to know your winter hasn’t been so severe, but my summer was terribly hot and humid. The dishes in this post are so appealing, make my mouth water. There’s something poetic in your cooking, which I really like. I often cooked cold pumpkin soup with “miso (fermented soybean paste, one of Japanese seasoning)” flavor. I’d like to have a piece of lemon cake with a cup of coffee (photo #6), please. Thank you. Have happy and healthy days ahead.

    Yoko

    ResponderExcluir
  10. Olá a sugestão é perfeita, as refeições apresentadas certamente que são saborosas, são convidativas a serem saboreadas,
    Bom domingo e feliz semana,
    AG

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria da Gloria
    Cada prato mega saboroso heim? Fiquei salivando com as fotos desses manjares minha querida
    Excelentes sugestões que agradam os paladares mais exigentes
    Beijos e uma linda semana

    ResponderExcluir
  12. Cada receita melhor que a outra fiquei com fome. Te convidando para conhecer a nossa www.hellowebradio.com ... você.Vem!
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir
  13. Olá Maria Glória,
    Quanto talento para a culinária! Adorei a receita do bolo de limão, vou experimentar.
    Que delícia poder desfrutar da companhia dos familiares e amigos sem pressa, celebrando a vida...
    Adorei as suas orquídeas Cymbidium, as minhas floriram também neste mesma época. São um encanto.
    Ótima semana!
    Abraço

    ResponderExcluir
  14. tanto prato com aspeto deliciosos. O bolo de limão chamou-me a tenção pq adoro doces com limão e este, ainda por cima, tem sementes de papoila. Delicioso, de certeza E parabéns atrasados pelo 54. Daqui a uns mesinhos, quatro apenas, estarei eu fazendo essa idade. beijinho

    ResponderExcluir
  15. Minha amiga quantas receitas deliciosas hum!hum!hum!
    Boa semana
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  16. Minha gente, quantas comidas deliciosas nessa postagem!!! Deu água na boca! Churrasco com a família e amigos é sempre divertido e maravilhoso.
    Beijos carinhosos e uma semana feliz!

    ResponderExcluir
  17. Nossa deu saudades de Sampa, morei e trabalhei ai por muitos anos.
    Que belo churrasco com um bom vinho e boa companhia.
    Ando atrasadinha nos comentários, o tempo corre e eu só ando.

    Receitas maravilhosas, Adoro bacalhau.

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Glorinha, sabes que sou a vegetariana, ainda como um ovinho cozido , mas o restante não. Mas fico babando pelas suas receitas, pois sempre tem os legumes que tanto gosto ! Marido não pode comer pimentão e escalivada sem ele, não deve ter graça. Eu posso, mas não como aliche. Então fico aqui mesmo admirando sua gastronomia espetacular de quem cozinha com o carinho e o coração. Foi um lindo encontro com os amigos e familiares . Sua simpatia em convidar os outros blogs a participar com suas receitas revela um coração terno e gentil. Parabéns a todos !

    beijinhos

    Palavras Coloridas

    ResponderExcluir
  19. Eu também, gosto muito de Sampa, morei apenas 4 anos no bairro da Pompéia, Sampa é uma cidade linda, apesar de maltratada ainda tem belezas para se ver. Oferece uma gastronomia ímpar. Amo a feira da Liberdade com a magia dos japas e suas comidas exóticas.
    Glória,suas receitas são mesmo de deixar a gente salivando.
    boa tarde!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Dos meus 10 até os 16 anos costumava passar as férias de meio de ano em Sampa na casa da minha tia paterna, tenho ótimas lembranças e um carinho todo especial pela cidade e sua gastronomia. Estou aqui babando com tantas delicias na tela, costumo dizer que "preservo o verde" mas estão tão bem apresentados que deixaria de preservá-los, kkk. Algumas receitas serão feitas por aqui também.
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  21. Dearest Maria Glória,
    Well, your winter was mild and you also lived the good life of enjoying food!
    Looks all so delicious and prepared with love and passion.
    Time is passing way too fast!
    We're now heading into fall, days get cooler.
    We biked together today and I wore a t-shirt instead of my exercise top for biking.
    Sending you hugs,
    Mariette

    ResponderExcluir
  22. Glorinha, meu docinho de coco
    Saudades? Sim, claro, muitas! São tantas que nem sei o que lhes fazer.
    São as que se deixam, as que se levam, as que nunca desaparecem, as que vão e vêm... enfim, há para todos os gostos e feitios.
    A solução é ir matando umas aqui, outras ali... e ir vivendo ou sobrevivendo.
    Saudades à parte... a tua postagem está espectacular. Esse ambiente familiar é enternecedor.
    E as comidinhas apetitosas demais.
    A Kasioles é uma grande amiga com quem, para além dos comentários nos blogs (meu e dela) trocamos emails de vez em quando. E também receitas.
    Acreditas que ela adquiriu o meu 2º. livro??? Como sabes... os espanhóis não têm muita facilidade em ler português. Mas disse-me que, embora tendo que recorrer ao dicionário de vez em quando, estava a gostar muito.
    Também gosto muito da Nina, que visito sempre que possível, e também da Rosélia, um amor, que conheço há bastantes anos.
    Depois de tantos dias (quase setenta!!!) sem nos "vermos", ainda temos muito que conversar.
    Mas não pode ser tudo hoje, até porque está na hora de começar a fazer o jantar. O filhote chega sempre esfomeado... :))))))))))
    A gente vê-se por aí... :)

    Beijos muitos, muitos, e abracinhos apertados, também muitos.

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    A festa foi grande. Adorei suas dicas. Essas comidas estão divinas. Comer é a melhor coisa da vida e junto com pessoas queridas fica melhor ainda.
    Quero te desejar um bom descanso. E venha nos visitar no sul.
    Bjos

    ResponderExcluir
  24. Bom dia minha querida amiga!!!
    Está sumida e quando aparece tem muita coisa para nos contar.
    Realmente esta cidade é muito mal cuidada. O crescimento desenfreado e a ganância política destroem tudo...
    Vejo que suas refeições são sempre regadas a bom vinho, né? Eu também sou fã de vinho e sempre que tenho a oportunidade de um almoço sossegado com o marido, o vinho está presente (isso raramente em alguns domingos, já que temos horários malucos rsrs).
    Gosto de espinafre, pimentões, brócolis, berinjelas e batatas... Lendo suas receitinhas fiquei com água na boca imaginando o aroma... hummm....
    Agora, o bolinho acompanhado com café, nossa!!! Maravilhoso! E lógico que a pornografia alimentar é muito bem-vinda rsrs. Geleia de amora é tudo de bom rsrsrs.
    Conheço todas essas blogueiras que citou. Este mundinho é rico em informações e temos a oportunidade de conhecer muitas pessoas especiais.
    Não sou fã do calor. Prefiro o Outono e Inverno e por aqui, o inverno também não foi tão rigoroso quanto no ano anterior. Espero que o verão seja maneiro também, pois o calor me faz mal...
    Belíssima orquídea! Na caverna temos algumas, também cuidadas pelo marido. Esses dias nos deleitamos com algumas flores.

    Abraços esmagadores e dias felizes.

    ResponderExcluir
  25. Amiga, sua postagem é completa. Amei! Saindo com água na boca! Para que esse fim de semana seja de muita paz, amor e esperança de dias melhores, , deixo esse pensamento da Ana Carolina:
    “Diga o que você pensa com esperança.
    Pense no que você faz com fé.
    Faça o que você deve fazer com amor!”
    Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Para fugir da rotina, lancei hoje a brincadeira “POETISANDO E ENCANTANDO, no blog Filosofando na vida.
    https://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
    Vim convidar você a participar da saudável brincadeira.
    Como acontece, postarei uma foto e a partir desta foto, criamos um verso. Não precisa ser poeta, basta usar da criatividade e postar seu versinho em sua página. Exercite sua imaginação, use sua criatividade.
    Comente, leve o selinho número 1º, desta saudável brincadeira.
    Postarei aos domingos e deixarei durante toda segunda feira, a sequência da brincadeira para que facilite os participantes pegar seu selinho e a imagem.
    O link desta página, ficará na lateral do meu blog.
    Ficarei feliz com sua participação.
    Abraços, Profª Lourdes Duarte.


    ResponderExcluir
  27. Pessoas, lugares, sabores, aromas... Comer é bem mais que simplesmente encher a barriga.

    Suas postagens são uma delícia. Amo passar por aqui.

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia e boa semana, Maria Glória!
    Acho o inverno muito propício para passeios...a temperatura fria me parece mais convidativa para longas caminhadas, que esquentam o corpo, ao contrário da canícula que, só de imaginar o suor escorrido, me faz fugir do sol e preferir as salas cheias de frescor e sombra ou as doces copas das árvores frondosas...
    E as comidinhas de inverno são especiais, também...apetecem os bolos e sopas, os cafés bem cremosos, a fumacinha que sai das panelas aconchega, o cheiro que enche a cozinha de janelas fechadas é generosidade ao coração.
    Por isso, te desejo um tempo muito bom, em meio às delícias que preparas e que são um ato de generosidade que doas a quem tem o prazer de saboreá-las.
    Beijinho
    Bíndi e Ghost

    ResponderExcluir
  29. Olá, perfeitas e saborosas sugestões, adoro o melhor amigo do português que é o bacalhau.
    Feliz semana,
    AG

    ResponderExcluir
  30. Olá, Glorinha!

    Ah, eu adoro fazer surpresas, boas, claro, e esse meu post está bem diferente dos anteriores, mas ambos falamos de amor.
    Pensei k não conseguisse fazer um texto em prosa com alguma qualidade, mas enfim, lá consegui.

    Por aí, tudo bem? Aqui, está chegando o fresquinho e os dias a diminuírem. Que tristeza!

    Beijos, abraços e desejos de uma boa semana.

    ResponderExcluir
  31. Amiga, vim agradecer sua visita carinhosa e dizer-lhe que pelo fato de visitar e comentar, de certa forma você participa da blogagem coletiva. Fique a vontade, compreendo sim e fico grata por se preocupar. amo suas postagens com delícias práticas de fazer. Abraços, um amanhecer feliz.

    ResponderExcluir
  32. Glorinha, querida
    Houve um ponto que me esqueci de referir - as orquídeas!
    Sabe que são a minha flor preferida? E que tenho várias (já publiquei fotos no Face...) que trato com o maior carinho? Pois é verdade!

    Se escutei??? CLARO QUE SIM!!! Eu tenho um ouvido apuradíssimo... :)))

    Até sempre, bella mia.
    TVMB

    Continuação de boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  33. Boa noite Glorinha!
    Saudades de minha amiga!
    Já me servi de uma xícara de café. Muito bom, delicia de sabor.
    Desculpa-me por não ter vindo ainda ter ler. Tenho andado muito lenta pela rede. Devido alguns imprevistos tenho me ausentado bastante do blog... Estou quase no modo pausa por mais alguns dias.
    Quantos pratos deliciosos... Salivei aqui. As fotos estão muito boas.
    Dias frios são muitos bons pra fazer essas reuniõezinhas de comes e bebes com os amigos.
    Esse caldo de abobora com caldo de frango parece uma delicia.
    Glorinha o inverno aqui nem fez cócegas na pele, risos. Meus casacos e botas nem saíram pra dar uma volta. Eu que adoro inverno fiquei a ver navios.
    Aqui o calor já com cara de verão, e a primavera ainda nem chegou.
    Vai ser dureza aguentar a temperatura desse verão.
    Gostei muito desse caldo verde, é um dos meus preferidos.
    Esse bolo de limão deve ter ficado delicioso. Eu adoro.

    Gostei dessas orquídeas.
    A postagem ficou supimpa, como sempre bem construída.

    Deixo beijos, abraços e muitos sorrisos.
    Eu volto... mesmo ficando um pouco ausente. Tem um poema de um amigo que postei por lá.
    Continuação de boa semana!
    Deixo um ramo de flores na saída...

    ResponderExcluir
  34. Olá, boa noite!
    Nesta noite, quero me juntar a você é pedir a Deus que alivie e conforte nossos irmãos que sofrem por conta dos efeitos dos desastres naturais e tantos outros acontecimentos que só trazem sofrer e prejuízo para a humanidade. Alivia Senhor Jesus, a dor dos nossos irmãos que sofrem, e nos livra de todos os males. Amém!
    Abraços, permanece com Deus no coração.

    ResponderExcluir
  35. Oi Maria Gloria! Que delicia de pagina hem! Obrigado por visitar Curvas, retas e esquinas! Senti sua simpatia gratuita por la´! Grande beijo

    ResponderExcluir
  36. Great post ! Your photos are delicious ! Kisses and have a lovely weekend :)

    ResponderExcluir
  37. Olá, como vai a menina, minha amiga? Por aqui, algum sol, mas já chegou o senhor outono (rs). Hum, "até já", meu querido Verão!

    Agradeço as tuas palavras no meu blogue e tal como tu, e mesmo reconhecendo a potencialidade da voz de Roberta Miranda, não faz meu género aquele tipo de música, nem de "choradeira", mas duas coisas, dois fatores me levaram a escolher e colocar esse vídeo: 1 - O meu par na escrita, nessa, é brasileiro, portanto, saber receber é uma virtude, um gesto que minha mãe, sobretudo, sempre me ensinou; 2 - as imagens contidas no vídeo se adequam mto bem ao texto do Vítor e ao meu.

    Desejando que não esteja ainda mto calor por aí, para que te sintas bem.

    Beijos, abraços e um bom final de semana.

    ResponderExcluir
  38. Amiguita linda
    Vim numa corrida - tem fim de semana que é fogo!!! - só para trazer meus beijinhos embrulhados em perfume de alfazema.
    Que teu fim de semana seja tranquilo e repousante.
    Beijos sem conta...

    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  39. Oi Maria Gloria, ando também no modo lento, só hoje chegando por aqui, nem sempre consigo ficar o tempo suficiente pra visitar todos os amigos e amigas, e a vida vai seguindo do jeito que dá.
    Adorei as receitas, depois de jardinagens, gosto muito de cozinhar, coisa que só venho fazendo de uns 4 anos pra cá, e me inspiro sempre nas amigas blogueiras, sabe aquele galette de maçã que você postou? Eu já fiz e ficou delícia, enfim... adorei o post, como sempre.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  40. Maria Gloria; que delicioso amontoado de cores e de sabores!!! qualquer um iria de imediato por de lado a dieta :)
    gostei das tuas explicaoes com a partilha tao sincera que anunciam esses largos sorrisos dos presentes nas fotografias !
    boa semana amiga!
    tambem ando por umas voltas para me encher de novas energias :)
    beijinhos
    Angela

    ResponderExcluir
  41. Oh Gloria!
    You are so great cooking. On their sight, I'm drooling!
    I have a great desire for everything.
    Greetings from the cold and rainy Poland.
    Lucja

    ResponderExcluir
  42. QUERIDA AMIGA: ANTES DE NADA TE PIDO DISCULPAS POR MI TARDANZA EN AGRADECER EL QUE TE HAYA GUSTADO LA RECETA DE LA ESCALIVADA, QUE PUBLIQUÉ EN SU DÍA, Y QUE TÚ TE HAYAS DECIDIDO A PUBLICAR EN TU BLOG.
    SABES QUE MI ORDENADOR ESTÁ ESTROPEADO Y ME HE TOMADO UNAS VACACIONES FORZOSAS, NO ME DEJA ENTRAR EN VUESTROS ESPACIOS Y MUCHO MENOS COMENTAR VUESTRAS PUBLICACIONES.
    HOY, COMO ALGO EXTRAORDINARIO, TE ESTOY ESCRIBIENDO A TRAVÉS DEL ORDENADOR DE UNA DE MIS HIJAS Y SABES QUE LO HAGO MUY AGRADECIDA Y ORGULLOSA PORQUE TE HA SALIDO UN PLATO MUY RICO Y ADEMÁS BIEN PRESENTADO. FELICITACIONES DE CORAZÓN-
    APROVECHO PARA ENVIARTE UN FUERTE ABRAZO CON MIS CARIÑOS.
    KASIOLES

    ResponderExcluir
  43. Boa noite Glorinha!
    Tudo bem por ai. Minha amiga eu continuar em modo "lento"ainda... risos. Aqui a primavera começou rachando de calor, imagino só quando o verão chegar.
    Vim deixar um beijo, um abraço e um sorriso.
    Que sua semana seja de muitas coisas boas.
    Atéeeee Amiga!
    Um raminho de flores eu deixo na saída.
    Beijosssss

    ResponderExcluir
  44. Olá, querida Glorinha!

    Espero k estejas bem, em todos os aspetos, mas o atmosférico é importantíssimo pra ti. Aqui, há dois dias, que tem estado quente, embora de manhã e de tarde, se note, perfeitamente, um fresquinho já de outono e os dias diminuindo cada vez mais.
    Pôr casaquinho e meias te dá um certo aconchego, físico e mental. Eu entendo. Eu sou o oposto. Gosto de roupa bem leve e detesto ser "apertada" pelo meu soutien (rs), por exemplo. Há uns tempinhos, descobri uma marca de roupa interior, que é fantástica e que qdo tocas, parece pele sobre tua pele. Suporta, tem textura, mas é ecológica, enfim, uma delícia.

    Por aqui, 75% do trabalho está concluído, mas agora falta material, que vem da vizinha Espanha e como em Agosto, a Europa para, devido às férias, temos de esperar.

    Beijos, um grande abraço e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  45. Minha amiga passei para desejar uma excelente semana.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  46. Toc toc, tem alguém em casa?
    Glorinha querida, boa noite!
    Enquanto ai na tua terrinha está fresquinho, aqui o calor não da uma trégua.
    Que sua semana seja bem positiva, e que o mês de outubro lhe traga muitas coisas boas.
    Abraços, beijos, sorrisos e um buque de rosas vermelhas.
    Adorei o cafezinho, estava no ponto...
    Até mais...



    ResponderExcluir
  47. Passando para te desejar um feliz outubro.
    Bjos

    ResponderExcluir
  48. Yum, yum !!! Your dishes look appetizing !!!
    Greetings

    ResponderExcluir
  49. Passei para deixar um beijinho e como sempre, saio daqui salivando.:)

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  50. Maria
    Que delicia de receitinhas super deliciosas.Já estou seguindo vc.
    Uma noite de bom descanso para vc.

    ResponderExcluir
  51. Belas e saborosas sugestões muito bem apresentadas, são muito convidativas.
    Um abraço, boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderExcluir
  52. Olá, as sugestões são perfeitas e convidativas , certamente saborosas. as imagens são lindas, principalmente a primeira a revelar felicidade.
    continuação de boa semana,
    AG

    ResponderExcluir
  53. Music gives life and animate civilization.
    recipes are very good - the result is provocative.

    ResponderExcluir
  54. Esse caldo de aboborá me deu água na boca! E olha que eu nem gosto de aboborá (mas gosto de caldo), vai entender... rsrs

    http://ruadodesign.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  55. Amigos são como as estrelas no céu. Eles são mais claros nos tempos de escuridão e quando a amizade perdura suportando a distância.
    E porque não dizer, podemos chamar de amigos, os virtuais que vence a distância para nos visitar e trazer um elogio, uma palavra amiga, um abraço... E como é maravilhoso! Quantas vezes senti que não estava só lendo seu comentário. Obrigada por sua amizade, que Jesus lhe proteja sempre e se estenda a sua família.
    Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  56. Acompanho-te no bacalhau e faço um brinde.
    Bjs

    ResponderExcluir
  57. Piatti davvero deliziosi! Si potrebbe fare benissimo una tranquilla versione vegan.
    Molto belle le foto!
    Buone giornate!

    ResponderExcluir
  58. Olá Glória,
    Quantas delícias que você faz!! Parabéns pelo capricho!! Deu fome... tá
    Bjs.

    ResponderExcluir
  59. Querida Maria da Glória! Primeiro quero agradecer-te pelo teu carinho lá na maison.Tem gente que parece que tem perfume,assim como tu.Torna nosso dia bem perfumado.Lendo estas tuas artes culinárias,deu-me saudades de Portugal.Ainda bem q tenho em casa um Português que mima-me com suas artes culinárias. Grande beijinho e votos de dias felizes por ai.Grata pelo teu carinho!

    ResponderExcluir
  60. Olá! Navegando em blogs amigos li seus comentários e vim conhecer seu blog. Gostei muito, parabéns, belo trabalho. Já estou seguindo e lhe convido a conhecer o meu, se gostar seguir, será um prazer. Abraços, fica na paz de Deus.

    ResponderExcluir
  61. Querida Maria Glória, por vezes uma pausa faz falta para nos reenergizarmos ;)
    Quando acabei de ler a sua publicação fiquei com fome :) ver essas delícias todas perante os meus olhos abriu-me o apetite. Caldo verde e bacalhau são pratos bem portugueses e como eu adoro. A escalivada nunca provei mas fiquei com muita curiosidade e o bolo está com ótimo aspeto. Afinal um docinho sabe sempre tão bem!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  62. OI MARIA DA GLÓRIA!
    QUANTA DELÍCIA POR AQUI. ADOREI A RECEITA DO BOLO, SIMPLES E DEVE FICAR UMA DELÍCIA.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  63. Tudo tem um aspeto divinal e já experimentei quase todos os pratos apresentados.
    Ficou a apetecer-me o caldo verde...e acho que tenho de tratar de fazer aqui em casa.
    Beijinhos Maria da Glória

    ResponderExcluir
  64. Querida Maria da Glória, como agradecer todos os seus comentários tão gentis???? Fico feliz quando leio o que me diz porque escrevo o meu blogue "conscienciosamente" e dá-me muito trabalho! É no fundo a continuação da minha acção de professora que adorei ser e que continuarei a ser até ao fim: aprender para ensinar, creio que é isso a missão do professor. Se não aprender...não pode ensinar!
    Um grande beijo amiga. Fiquei a ver suas receitas que me encheram de vontade de tudo comer. Vou estar fora um tempo, vamos até Itália para descansar um pouco, foi um ano difícil com doenças e precisamos de repor um pouco de calma! Mas só parto a 18, ainda escreverei umas coisitas...

    ResponderExcluir
  65. Glorinha querida, tão bom receber a tua visita. Sei que vibraste com o meu passeio por Itália. É um país que adoro e visito frequentemente, embora no mês de Agosto, com a invasão de turistas, a viagem saia prejudicada.
    A zona que prefiro é a Toscana. Gosto de tudo - da arte, da paisagem, das cidades pequeninas, da comida e das compras. Gosto dos garbosos italiamos que colocam o nosso ego lá no alto, mas gosto igualmente das belas italianas, deusas do bom gosto .
    Espero que esteja tudo bem contigo.
    Fico aguardando novidades.
    1000 beijos da Nina

    ResponderExcluir
  66. Hello,
    I first want to thank you for visiting my blog . I am happy to find your post. You must be a fabulous cook. The food looks delicious. I would want to start with the yummy cake. Have a great evening and week ahead!

    ResponderExcluir
  67. sorrisos lindos! lindas fotos, pratos maravilhosos! Como é bom ser feliz! Obrigada amiga pela visita e o comentário que deixou. Amo suas visitas, saibas que serás sempre bem vinda aos meus blogs. Tenha um abençoado fim de semana. Abraços

    ResponderExcluir
  68. Oi, Maria Glória
    Saiba que esse bolo me deu água na boca, hummm, por isso já tratei de salvar a receita.
    Um abraço e desejo de ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  69. Oi Maria, bt!
    Eu quero tudo isso! kk
    Menina, que "montão" de coisas deliciosas. Nem preciso dizer que estou levando as receitas pq quero experimentar todas!
    Amiga, desejo uma semana de sucesso e muito abençoada p/vcs!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  70. Olá, Maria Glória!
    A Taís já me havia falado nesses pratos geniais, que no abrem o apetite.
    Uma excelente semana.
    Um abraço.
    Pedro

    ResponderExcluir
  71. Looks so yummy, no sure i would be open to trying the first dish though

    www.glamourzone.org

    ResponderExcluir
  72. Glorinha, querida amiguita
    Gostei de ler o que escreveste, prova de que apreciaste o que viste...
    Há sete anos que não ia aos States, por isso podes imaginar o que não foi matar saudades!!!
    Com as minhas manas falo diariamente pelo Skype (com as sobrinhas também, ocasionalmente) mas com o resto dos familiares, que são bastantes, só por email de vez em quando.
    A casa da minha prima é maravilhosa! Tem à volta um terreno enorme, com árvores altíssimas, é como viver no meio da floresta. Até lá aparecem veados. Infelizmente não conseguimos fotografá-los, porque quando se aperceberam da nossa presença fugiram a toda a velocidade.
    Eles tinham uma casa enorme, uma verdadeira mansão, lindíssima, também com terreno à volta e árvores. Mas os filhos casaram, saíram de casa, e só para os dois a casa era demasiado grande - para além de implicar grande trabalho e... despesa . Só em impostos... nem é bom falar.
    Vou-te mandar uma foto, por email, para ver se gostas.
    Elizabeth é uma cidade muito simpática, que fica muito perto de Nova Iorque. No próximo PPS (o segundo e último das férias) incluirei algumas fotos de lá. Tá bem assim??? :)))

    Bella mia, vou deixar-te (mas só por agora...)
    A gente vê-se por aí.
    TVMB
    Abadas de xis-corações.

    Votos de uma boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  73. Continuação de feliz semana, são os meus votos,
    AG

    ResponderExcluir
  74. Hello, how are you ? See you soon for your next post :)

    ResponderExcluir
  75. Olá Maria, quase não li seu post k, quería mesmo
    ver eram essas imagens apetitosas k. Só li o primeiro parágrafo
    da curtição do churrasco k.
    O que é esse primeiro prato Escalivada! nossa! deve ser uma explosão de
    sabores.
    Esse post tem que degustar várias vezes k e fazer um salamê mingue k,
    pra ver qual fazer k.

    Sobre os cactos dizem que são verdadeiros protetores da casa, pois
    retêm a energia não tão boa que andam circulando em alguns momentos
    específicos da vida.
    Então penso que cactos quando bem tratados e morrem com facilidade há
    de se observar com cuidado...
    Cactos retêm agua por isso não precisam de rega. As vezes tem uns que se colocam
    gotas uma vez ao mês k. No pé da planta.
    Tens que ver qual tipo de cactos é o seu e observar o pq que estão morrendo, pois
    essa planta dura muitos anos... até mais que a gente; pois multiplicam-se k, nascem seus filhotes.
    Um bom final de semana para ti; continuarei a observar as imagens.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  76. Oi Maria e esse bolo de limão?
    O que me dizes...
    Hoje é 6f estou afim de fazer; é realmente gostoso?
    Adoro... bolo de limão...
    Mas estou procurando A!. receita. sabe? quero impressionar k.
    Abçs.

    ResponderExcluir
  77. O post é tão rico em sabores e sensações que nem sei o que comentar. Adorei o aspecto da escalivada, mesmo não sendo apreciadora de anchovas e alcaparras. Mas o melhor de tudo é mesmo o calor humano que você coloca nas suas receitas, nos seus textos e, atrevo-me a dizer, na sua vida.
    Tenho saudades de uma tarde dessas com amigos e risos e comida em abundância.
    Beijinho querida Maria Glória
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  78. Boa tarde Maria da Gloria
    Passando para deixar meu afetuoso abraço e desejar-te um maravilhoso fim de semana
    Beijos e carinhos no coração

    ResponderExcluir
  79. Caldo de abóbora com peito de frango e espinafre
    deve ser uma coisa maravilhosa. Estou com água na
    boca.
    Vou seguir seu blog.
    Bjs.



    .

    ResponderExcluir
  80. Intentando dejarte un comentario para comprobar si mi ordenador vuelve a funcionar.
    Abrazos.
    Kasioles

    ResponderExcluir
  81. Y como, de momento, esto parece que vuelve a estar en activo, aprovecho para ponerte unas letras.
    En primer lugar te pido disculpas por mi tardanza en agradecerte el detalle que has tenido conmigo al publicar una de mis recetas como lo es esa rica escalivada que te ha quedado buenísima, sólo mirando esa foto ya dan ganas de comerla.
    Pero esos otros platos también estimulan los jugos gástricos, es decir, son para celebrar algo importante y degustarlos tranquilamente con una agradable compañía, me imagino que esa chica guapa de la foto eres tú- Felicitaciones por tu saber hacer, eres una gran anfitriona.
    Pese a que aún tenemos buenas temperaturas y el otoño es como una continuación del verano (aún no ha caído una gota de agua), mis nietos ya han empezado las clases y la vida vuelve a la normalidad.
    El tener el ordenador estropeado ha hecho que me alejara de todos vosotros, no podía entrar en vuestros espacios, sólo me funcionaba el correo y para eso no siempre, de todas formas, no me he olvidado de ti y sabes que agradezco mucho que te salgan y gusten los platos que hago.
    Y repitiendo MIL GRACIAS, te dejo un fuerte abrazo con todo mi cariño.
    KASIOLES

    ResponderExcluir
  82. Oi, Glorinha!

    Passando para te deixar um beijo e um abracinho e te desejar uma semana mais fresquinha.
    O caminho é para a frente.

    TUDO DE BOM!

    ResponderExcluir
  83. Glória, ainda bem que te vejo lá pelo Instagram !
    Mas gosto daqui também , pelas receitas e o bate papo !
    Eu ainda não postei as fotos da Paquetá. Sabia que acordei bem cedo para fotografar a
    Pedra da Moreninha para você e o que encontramos lá em cima foi um homem fumando seu baseado ou algo assim. Nem subimos. E nem ficamos ali perto, pois estava deserto. Eram mais ou menos seis e meia da manhã. Naquele dia já íamos embora. Mas, marido forneceu uma foto da pedra sobre outro angulo e quando eu postar te aviso pelo Insta.
    beijinhos boa semana

    ResponderExcluir
  84. Minha amiga passando para desejar uma boa semana e deixar um beijinho.
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  85. Good to hear from you. Thanks very much for your comments. Nice post and it was nice to see what you have been up too. Hope you are enjoying the week.

    ResponderExcluir
  86. Uma postagem que não podemos ficar indifirentes.
    Que bem você deve cozinhar e que belas fotos aqui.
    Gostei muito do que li e vi.
    Boa semana.
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
  87. Glorinha querida, boa tarde! Tudo bem minha querida?
    Vim deixar um carinho, um abracinho, sorriso e um beijo.
    Tenho estado no modo devagar pela rede. Na verdade no automático riso. O calor por aqui não está brincadeira, isso deixa a gente até sem inspiração. Ainda nem chegou o verão e a meteorologia anda castigando. Com esse calor até a febre amarela voltou a assombrar o Brasil. Espero que esses mosquitos sejam exterminados de uma vez por todas.
    Por aqui nas ruas fazem tanto calor que parece que o sol até vem abraçar a gente pra fazer um selfie, kkkk.
    Uma boa semana cheia de coisas boas.
    Beijos, abraços, sorrisos e flores.

    ResponderExcluir
  88. Oi... Bonitas fotos de momentos tão felizes...
    Comida apetitosa e bastante caprichada...
    Obrigada pela visita...
    Abração

    ResponderExcluir
  89. Eu também já tive um momento
    preguiçoso no tocante a minha
    escrita, mas deu para suportar
    os dias que estive ausente em
    em gozo de férias.

    Um beijo e parabéns, seu blog
    continua bombando.


    .

    ResponderExcluir
  90. Ansiosa pelo próximo post...
    Deixo beijinhos e um lindo fim de semana cheio de comidinhas saborosas.:)

    ResponderExcluir
  91. Espero que vuelvas pronto!
    YO he empezado ayer a escribir de nuevo y me paso a visitarte y veo una página llena de sabores y colores que abren el apetito.
    Siempre me gusta mirarlos,porque además los presentas tan bien
    Besucos

    ResponderExcluir
  92. Amiguita querida
    Interrompi o trabalho que estou fazendo para vir trazer uma abada de abraços :)
    Agora que as aulas começaram o tempo é ainda mais escasso, e tenho andado de volta da segunda parte das minhas férias, para publicar, o que não me deixa tempo nem para respirar.
    Mas não penses que te esqueço... Podes tirar o cavalinho da chuva que isso não vai acontecer rsrsrsrsrsssssssssssss
    Desejo um bom final de Sábado e excelente Domingo. A boa semana deseja-se para a semana rsrsrsrssss
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  93. Xi, Menina, tanta coisa boa. É Glória!
    Tudo feito e escrito com detalhe e uma vivacidade admirável. Parabéns!
    Eu que sou guloso e comilão, caramba, fico com água na boca. O pior é que não devo nem posso. Poder posso mas aí corro e estilo os joelhos.
    Maria Glória, fui operado ao coração há um ano e fiz EAM há 3 semanas. A música é: carnes brancas, peixe, nada de açúcar, pouco sal, um copito à refeição, blábláblá...
    Beijo.

    ResponderExcluir
  94. Olá Glória, bt!
    Me ausentei um pouquinho do blog pq estava precisando muito de um descanso e ele veio forçado, mas já estou de volta e passando por aqui p/agradecer seu carinho!
    Bjsss amiga

    ResponderExcluir
  95. Olá, mas que belo manjar e tudo com óptimo aspecto. Bj e feliz semana.

    ResponderExcluir
  96. Maria Glória, regressei a este post em busca de inspiração como tenho em breve de preparar um manjar para amigos que nos convidaram e que nos congratularam com grande quantidade de pratos preparados com diversidade e muito apetitosos, lembrei-me da amiga do outro lado do Atlantico que apresenta maravilhas culinárias no seu blogue e para no qual me debruço para admirar as refeições que me podem ajudar a preparar a futura refeição :)))
    beijinhos amiga
    boa semana que se apresenta para breve
    Angela

    ResponderExcluir
  97. Obrigada Glória pela presença no meu blog Estava ausente também, retornando pra ver se fico rs
    Gostei do seu recanto cheio de novidades, receitas e fotos apetitosas.
    Um abraço e vamos blogar rs também preciso de mais assiduidade _ é o tempo implacável que nao deixa sobrar espaço.
    Abraços

    ResponderExcluir
  98. Obrigada por visitar meu blog! Eu na verdade gosto de todos os estilo de decoração, eu tô mais para contemporânea, pois adoro misturar os gostos em um só! Estou com um post novo sobre como redecorar um banheiro, acho que vai gostar. Quem sabe te inspira?!

    ResponderExcluir
  99. Oi, Maria Gloria!!
    Também amo São Paulo! Quando era criança e os meus amigos sonhavam em ser astronautas ou médicos, eu queria morar em São Paulo. O destino não quis, mas eu continuo a amar a cidade. Sou casada com Sampa, um casamento bem moderno porque só apareço na cidade para me refastelar de prazeres e a comida é uma delas.
    A blogosfera nos ensina muito, principalmente a aceitar o outro como ele é e entender o que pensa, o que sente. Aqui temos "tempo" para traduzir em palavras o que sentimos. Diferente das redes sociais que muitas vezes são impessoais.
    A Escalivada parece um prato de mãe. Tem cara de aconchego! Um prato para comer sem pressa. Vou tentar fazer! (rs*)
    Ausente da blogosfera? Está falando com a pessoa certa!!
    Boa semana!!
    Beijus no coração!

    ResponderExcluir
  100. Oi! passando para ver como vão as coisas.
    Essa Escalivada como não olhar e desejar k.
    Boa continuação de semana.
    PAZ E BEM.

    ResponderExcluir
  101. Querida Glorinha, achei um encanto a 'nova roupinha' do blog, alegrinho, arrumadinho, um convite à boa mesa!!
    Um beijo, amiga!

    ResponderExcluir
  102. Olá, querida Glorinha!

    Espero que estejas bem e feliz. Aqui, tudo satisfatório.

    Há quase 2 meses, que não passava pelo teu espaço, que está florido e ajardinado, e como aí é Primavera, encheste tua "casinha" de flores subtis, de tons cálidos e mto agradáveis ao olhar. Eu não consigo deixar o branco como fundo do blog e depois a cor negra para imagens e escrita, mas a temática de teu blog é bem diferente da minha, daí essa renovação e cor.

    Desejo que a estação do ano, que estás vivendo, passe também pela tua casa, aliás, tenho certeza de que estás dando retoques e decoração primaveril em teu "palácio". No final, de pois nos mostras.

    Beijos, um mega abraço e tudo de bom pra vocês.

    ResponderExcluir
  103. Oi Maria, boa tarde!
    Postei hoje a receita da ESCALIVADA (algumas alterações kk), claro que as fotos não ficaram lindas como a sua, mas o resultado foi delicioso!
    Saudade de você, volta logo com mais delícias kk
    Bjssss amiga

    ResponderExcluir
  104. Boa noite minha querida, tudo bem?
    Tenho estado um pouco ausente por isso não apareci por aqui.
    Passei pra te desejar um Feliz Natal e um Novo Ano muito abençoado pra você e os teus. Que os sinos do Natal sejam mensageiros de Boas Festas, e que 2018 seja repleto de realizações.
    Um beijo e um sorriso embrulhado num raminho de flores.
    Até mais minha amiga. Estarei de volta em janeiro.

    ResponderExcluir
  105. Hello Gloria!
    May this day bring you health and success. May you and your family experience God’s loving embrace. Merry Christmas to all!
    Lucja

    ResponderExcluir
  106. Oi Maria, boa noite!
    Eu que tenho que agradecer pela receita, pelo seu carinho e pela sua amizade. Aproveito o momento p/desejar um Natal muito abençoado p/vc e os seus!
    Bjssss amiga

    ResponderExcluir
  107. Amiga, com os preparativos para reunir a família e amigos neste Natal, o tempo para os bloques ficam mais resumido e como você é tão importante quanto qualquer amigo real, não poderia deixar de vir aqui com meus votos de um feliz Natal!
    É Natal e o espírito de confraternização natalino aquece os nossos corações, renova os nossos ânimos e os nossos sonhos. Nesta época fazemos uma retrospectiva do ano que passou e passamos a limpo a nossa vida. Obrigada pelas visitas, comentários, as palavras amigas e a valorização que deu as minhas publicações neste ano que termina.

    Lhe desejo um Natal especial, cercado de familiares e amigos, e um início de ano maravilhoso! Que esta energia positiva se mantenha durante todo o ano novo em nossas vidas.

    Boas festas E que venha mais um ano de muito trabalho e muitas realizações profissionais e pessoais, muita saúde, prosperidade e paz para todos nós.

    FELIZ NATAL
    Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderExcluir
  108. Wish you Merry Christmas and Happy New Year !

    ResponderExcluir
  109. Minha amiga que o NATAL seja tempo de reflexão e que a sua magia e luz, consiga envolver o nosso coração, fazendo com que ele espalhe, um mundo infinito de estrelas de Amor e Amizade, para iluminar o caminho de todos aqueles que passam na nossa vida.
    Desejo-lhe um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, alegria, sonhos realizados, paz e amor.
    Beijinhos
    Maria de
    Divagar Sobre Tudo um Pouco

    ResponderExcluir
  110. Olá!
    !Que neste Natal seja de luz,amor, e alegrias, temos que aproveitar cada momento.
    Aqui vou dar um tempo pois precisamos, época em que famílias se reúnem.
    Obrigada pelo carinho, que possamos estar juntas novamente em 2018, abraços pra ti e família!
    bjsssss
    Feliz Natal!!

    ResponderExcluir
  111. Voltei, para lhe desejar um Feliz Natal e agradecer a sua companhia ao longo deste ano que termina.
    Boas Festas querida Maria da Glória.
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  112. I hope you had a Happy Christmas !!
    Greetings

    ResponderExcluir
  113. Voltei para apreciar suas iguarias.
    Talvez por isso eu fiz questão de
    seguir o seu blog. Jamis aqui viria
    sem um pedaço de pão para olhar os
    seus pratos...

    Beijos, bom Ano Novo e parabéns, sempre.

    silvioafonso



    .

    ResponderExcluir
  114. Dear Gloria!
    May each day of the New Year
    Bring happiness, good cheer
    And sweet surprises…
    To you and all your dear ones!
    Happy New Year!
    Lucja

    ResponderExcluir
  115. Oi Maria uma bela entrada de ano para ti
    e para os teus.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  116. Unos platos exquisitos... Y una barbacoa simpática. Regada por buenos vinos secos :))))

    Chao.

    ResponderExcluir