domingo, 7 de junho de 2015

Insalata di cavolfiore rosso con salsa acciughe e aglio - Salada de couve-flor roxa com molho de aliche e alho





Novas cores de couves-flores estão no mercado. Além da branca, há a roxa, a laranja e a verde. 

Na breve pesquisa que fiz, li que cientistas europeus desenvolveram o processo para colorir as couve-flores naturalmente, sem uso de coloração artificial. 

Eu só provei a roxa. O sabor é mais suave que a branca, menos amargo e mais doce. Também é mais macia, portanto, cozinha mais rápido. Assim como o repolho ou a cebola roxa, a água do cozimento fica com coloração roxa. 




Esta salada é muito simples e rápida. Sempre faço com a couve-flor branca. 

Cozinhe os floretes da couve-flor no vapor, cuidando para que fiquem al dente. No caso da couve-flor roxa, o cozimento é mais rápido e legume molengo ninguém merece ... 

Terminado o cozimento, retire os floretes da panela quente e deixe esfriando em um prato.  

Para o molho de aliche e alho, junte em um pilão ou pique muito bem na faca: 
6 a 4 filés de aliche (cuidado: filé de sardinha anchovada não é aliche!) 
1 dente de alho cortado em pedaços, sem a alma 
3 colheres de sopa de um bom vinagre de vinho branco 
Azeite de oliva 

Comece pilando o aliche, alho, vinagre com um pouco de azeite. Quando tudo estiver bem pilado, disponha a mistura em uma tacinha, junte mais azeite de oliva para uma melhor fluidez. Eu nunca uso sal neste molho, pois o aliche já é salgado. Rale um pouco de pimenta preta na hora. É só misturar e está pronto. 

Arrume os floretes em um prato de servir ou saladeira, deixando um espaço bem no centro, onde deve ser colocada a tacinha com o molho de aliche. Coloque uma colher na taça para servir o molho. Está pronta a salada, é só servir. 

Ciao a tutti! 




6 comentários:

  1. Sabes que só vi a roxa e a normal. As outras nunca! E com esse molho de aliche ,tuuuuuuuudo de bom deve ficar! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei a roxa linda! Me ecantei com a cor.
      Mas este molho para saladas é mesmo divino Chica, bjux s2

      Excluir
  2. Boa tarde, sou um apreciador de couve flor, não conhecia a couve que não fosse branca, bem...mesmo sem provar a nova versão da couve, tenho a certeza que gosto e vou continuar a consumir unicamente a couve flor branca.
    AG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que eu também AG, pois a roxa não é tão popular.

      Excluir
  3. Oi, Maria Gloria!
    Só conheço a couve-flor normal. As coloridas ainda não chegaram aqui... Roxa só a alface e chuchu. Estou cá pensando se é certo mudar a cor dos alimentos apenas a título de brincadeira. Será que os testes são somente para isso?
    Ficou lindo o contraste da couve flor com o molho e também deve ser no paladar! Estou imaginando o sabor!
    :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luma, eu me fiz esta mesma pergunta.
      Agora você sabia que: "A cenoura não é originalmente cor de laranja, mas sim vermelha, preta, amarela, branca ou púrpura. No século XVI, produtores holandeses de cenoura, inventaram a cenoura cor-de-laranja em honra da Casa de Orange, a família real Holandesa. Tornaram isto possível através do cruzamento de cenoura amarela clara com cenoura vermelha." "A cenoura laranja, que é hoje sinônimo de cenoura, foi desenvolvida na Holanda como tributo a Guilherme I de Orange (orange significa "laranja") durante a guerra holandesa de independência da Espanha, no século XVI." - Wikipedia
      Eu nunca sobe destes fatos ... então, já é sabido que muitas comidas disponíveis não são de verdade ... e então também não são originais e não sabíamos?
      Bjux

      Excluir