quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Molho com Tahine, Alho e Limão sobre rodelas de Pepino





Eu gosto muito deste molho de tahine.  

Uso por cima dos legumes, depois que foram assados. Também em peixes, tanto para assar, como por cima de filés de peixe a milanesa. 

O tahine é uma pasta de sementes de gergelim e pode ser usada em pratos salgados ou doces. Muito saudável! 

Para quem não conhece, este é o tahine: 







Molho com Tahine, Alho e Limão sobre rodelas de Pepino 

Eu faço aproximadamente uma xícara de molho e guardo na geladeira. 
Tiro um pouco antes de usar e se estiver com uma textura muito grossa, eu junto água aos poucos e mexo até diluir bem toda a mistura.


3/4 de xícara de tahine
Água para usar aos poucos 
Suco de um limão 
1 dente de alho grande espremido
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal e pimenta para ralar na hora 

Junto tudo em uma vasilha, exceto a água, e vou misturando. Aos poucos vou juntado a água até dar o ponto de um molho cremoso, mas não muito líquido. 

Agora corte tiras da casca de um pepino japonês, mas deixe um pouco da casca. Veja na imagem. 

Corte o pepino em rodelas e arrume as rodelas em uma travessa. Tempere com o molho de tahine, rale um pouco de pimenta e junte alguns grão de pimenta rosa. E assim, está pronta a salada! 

Tanto a pimenta preta e, especialmente, a pimenta rosa, são muito mais aromáticas e nada ardidas. 


A inspiração veio do 'simplesmentedelicia' clique aqui para conhecer


Baci! 




2 comentários:

  1. Só imagino a delícia que deve ser esse molho, Maria Gloria.
    Sei onde encontrá-lo em BH, naquela delicia do Mercado Central.
    Um ótimo complemento para uma salada.
    Beijo, amiga. Preciso vir mais aqui, tem posts que perdi, nem sei porque!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucinha, eu fiquei tanto tempo sem fazer este molho de tahine que acabei esquecendo dele. E quando estive agora no Mercado Central de BH, andando por lá, eu vi uma loja bem pequena, de esquina, com as latinhas na vitrine. Eu comprei a minha lata de tahine lá kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. E a lata de tahine já acabou!
      Sempre bem-vinda, beijão amore.

      Excluir