segunda-feira, 19 de maio de 2014

Pão Australiano





Ficou macio e lembrou bem o pão do restaurante OUTBACK! 


Adoro este pão com salada de ovos - receita clique aqui





... pelo lado do sol ... 




Pão Australiano

250 gramas de farinha de trigo 
50 gramas de farinha de centeio ou integral (usei centeio)
1 colher de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de nescafé granulado 
2 colheres de sopa de açúcar mascavo 
1 colher de sopa cheia de mel 
1 colher de sopa de fermento biológico seco 
1 colher de sopa de manteiga em ponto de pomada 
200 ml de água morna aproximadamente 
Sal


Em uma vasilha junte todos os secos: farinhas trigo e centeio, cacau, nescafé, açúcar mascavo, fermento e o sal. Misture tudo e faça um buraco (vulcãozinho) no meio. 

Coloque no meio do vulcão o mel e a manteiga e vá misturando tudo com as mãos, juntando a água morna aos poucos até dar o ponto de massa que desgrude das mãos. Se não for preciso, não use toda a água. Vá devagar, sentindo a textura da massa com as mãos. 

Assim que formar uma bola, polvilhe a bancada com farinha e sove por uns 5/10 minutos, assim: esticando e voltando a massa. Então, forme uma bola com a massa, polvilhe a vasilha com farinha e a bola de massa também e deixe descansando por 20 minutos. Tampe a vasilha. 

Após o descanso, sove a massa por mais uns 5 minutos e molde o pão como quiser, dê a sua assinatura no pão (cortes) e disponha em uma forma sobre papel manteiga, levemente untado com azeite. Polvilhe um pouco de farinha por cima do pão. 

Deixe dentro do forno, na grande mais alta, com a luz acesa, desligado e com a porta fechada, por 1 hora e meia. 

Após, ligue o forno a 300º, mantenha esta temperatura até 5 minutos e depois abaixe para 230º e deixe que asse por aproximadamente 20 minutos. Na dúvida, faça o teste do palito. 

Tire do forno e deixe na assadeira por uns 5 minutos. Depois tire o papel manteiga e deixe o pão esfriando em cima de uma grade para não umedecer a base do pão. 

Quentinho com manteiga é o luxo! 



A inspiração veio do 'Desafios Gastronômicos' - para conhecer clique aqui!


Salute! Un bacione a tutti! 


No sábado eu fui dar mais uma caminhada e registrei mais belezas: 

crescendo assim no chão ... composição de cores lindas



as folhas dos pinheiros, agora marrons, caindo ... assim é o outono









brincos embelezando




 cores de outono






6 comentários:

  1. Bom dia, minha querida!
    Sabe que adoro esse pão? Tive a oportunidade de comprá-lo no mercado e gostei muito do sabor integral com leve toque de mel. A tua receita já foi guardadinha aqui, quem sabe um dia eu não me aventuro?
    O Outono é minha estação favorita. Gosto do friozinho, das cores, do céu... Ter a oportunidade de contemplar e fotografar toda essa natureza é uma bênção! Felizes os que percebem essas obras Divinas no dia-a-dia.

    Obrigada pelo carinho com a Casinha. Estou ansiosa querendo saber o que a cliente achou. Marido entregou hoje, estou esperando ele ligar. Quanto ao corte, minha cicatrização é boa, graças a Deus. Na hora são muitas estrelas, mas a recuperação foi rápida e agora só as cicatrizes e o dolorido. Sou um pouquinho desastrada e algumas vezes me acidento, mas aos poucos vou aprendendo a me proteger também.

    Abraços esmagadores e feliz semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou responder no teu blog, Marcinha! Bjuju!

      Excluir
    2. Eu vi, eu vi!!! Obrigada.
      Queimadura também é complicado... posso dizer que me queimo sempre, não seriamente, mas os dedos... Acho que eu já melhorei um pouco o "estabanar", mas às vezes eu tenho recaídas rsrs. Com os punhos foi assim. Sempre me vejo perguntando qual a probabilidade de um ser quebrar os dois punhos com diferença de 6 meses... Um dia saberei a resposta.

      Também sinto o leve aroma azedinho do pão australiano, mas o que me sobressai é o sabor do mel, pelo menos no que comprei.

      Abraços esmagadores e feliz tarde.

      Excluir
    3. Isso é viver Marcinha rsrsrs beijos querida amiga!

      Excluir
  2. Olá Maria Glória.
    Ando meio nas nuvens, fora da blogosfera por vários motivos. Uns dias sem a máquina que desfragmentou meus documentos e foi uma pânico até restaurá-los. Quanto ao pão australiano sou um apreciador desta iguaria. Ontem a família saiu a noite. Fomos para Porto Alegre e o jantar foi exatamente o Outback-Iguatemi-PA, saímos de lá mais de meia noite. Foi tri. E como é normal saboreamos este pão maravilhoso, costela de porco, peixe, massas e aquela cebola maravilhosa. Andava atrás de receita do autraliano e é clara que a encontraria em teu espaço. Obrigado pela, já a copiei.
    Belíssimo final de semana e um grande abraço ao casal de amigos paulistas.
    PS. Quanto a torta de tâmaras ficou boa, mas não acertei ao colocar os damascos. Muito ácidos. Se me der na telha publicarei umas fotos da torta e do jantar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pedro, eu gosto muito de pães pretos, gosto de sabores adocicados. Também gosto do Outback, uma atmosfera diferente e bem agradável.
      Um beijinho!

      Excluir