sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Risotto de Coxa de Frango com Ervilhas







... um piano ... 




Risotto de Coxa de Frango com Ervilhas

Para duas pessoas

4 coxas de frango
1 xícara de arroz agulha
Meia xícara de ervilhas descongeladas
1 dente de alho grande espremido
1 cebola pequena picada
1 pedaço do talo de salsão picado 
Meia xícara de vinho branco seco
1 colher de café de páprica defumada apimentada 
Alecrim e Tomilho frescos, de preferência
Sal 
Pimenta do reino para ralar na hora 
Azeite 

Na véspera, eu faço uma marinada com o alho, o vinho branco, a páprica, folhas de alecrim e tomilho e sal. Misturo todos os ingredientes da marinada e esfrego nas coxas. Acomodo as coxas na vasilha da marinada e deixo descansando na geladeira a noite inteira.

No dia seguinte, eu forro o fundo de uma panela com azeite e frito as coxas de frango, virando para dourar todos os lados. Então, eu junto a cebola e o salsão, misturo tudo e deixo refogar até as cebolas ficarem transparentes. Junto o arroz, ralo pimenta do reino e deixo que frite por 1 minuto, hora em que eu junto o caldo da marinada e com a ajuda de uma colher, descolo tudo o que ficou grudado na panela, para formar um belo caldinho de frango e legumes. Aqui está o segredo: todos os sabores são potencializados com o deglacer. 

Agora eu acrescento duas xícaras (mesma medida do arroz) de água, melhor se estiver quente. Misturo tudo, espero ferver e provo para corrigir o sal. Durante o cozimento, mantenho a chama do fogão baixa. 

Quase no final do cozimento, quando o arroz ainda estiver com um pouco de caldo, eu junto as ervilhas, mexo e deixo que termine o cozimento. Tampo a panela e deixo descansar por 2 minutos antes de servir. 

A inspiração deste prato veio da cozinha do meu primo Wagner D'amico, que um dia ... há  algum tempo atrás ... fez e me encantou com a presença deste prato!


Saluti! Bacione a tutti!




2 comentários:

  1. Comidinha das boas por aqui! Adoro esse prato! Muito bom! beijos, lindo Carnaval e boam descanso! chica

    ResponderExcluir